Alfabetizando no 1º semestre

1ª série e 1ºs anos

Iniciamos este ano com uma proposta indispensável à alfabetização.
Com uma primeira série e dois primeiros anos, planejamos atividades, envolvendo o nome desses alunos, tendo as TIC's como parceiras e facilitadoras desse processo.
Com o aval das professoras Marlene (1ªA), Norma (1ªB) e Paula (1ªC), desenvolvi atividades utilizando os seguintes softwares:
  • Visual Class;
  • PowerPoint (com o recurso VBA - Visual Basic for Aplications);
  • Excel;
  • Documento do Word colaborativo (GoogleDocs).
Dentre as atividades desenvolvidas, realizamos:

1. Álbum da turma: desenvolvido no PowerPoint, com fotos dos alunos e lacunas para preenchimento da primeira letra do nome de cada amigo.



2. Cadê as vogais: criada no Excel, esta atividade interagia com os alunos atribuindo cores para as vogais, desde que corretas.


3. A nossa turma: criada no PowerPoint, através da caixa de texto (recurso do VBA), os alunos tinham como desafio preencher o nome completo dos amigos, tendo um banco de nomes para auxiliar.


4. Clube da Luluzinha e Clube do Bolinha: atividade de associação de fotos aos respectivos nomes, criada no Visual Class.



5. Caça-Nomes: desenvolvida no Excel, a planilha foi protegida por senha, deste modo os alunos não deletaram as letras, nem o banco de fotos, entretanto tinham permissão para colorir cada célula conforme o nome do amigo fosse encontrado.


5. Cruzadinha: também desenvolvida no Excel, se o aluno acerta o nome do amigo que está na foto, a célula é preenchida automaticamente com uma cor previamente definida, deste modo, se a cor não modifica, significa que algo está errado, então o aluno tem a oportunidade de rever sua escrita.

Durante as aulas, os alunos interagiram muito construindo a escrita com o parceiro (as atividades foram desenvolvidas em dupla), indo em busca da informação com outros colegas (os "donos" dos nomes), tirando dúvidas com as professoras, repensando a escrita a todo momento!

E para finalizar toda essa aprendizagem divertida, produzimos...

6. Acróstico da amizade: atividade desenvolvida no PowerPoint (com recurso VBA).



7. Agendinha da turma: essa experiência teve um significado singular... Utilizei o GoogleDocs com os pequenos! Criei uma simples tabela no Word com os dados a serem preenchidos (nome, data de aniversário e telefone) e a respectiva foto de cada criança. Disponibilizei no GoogleDocs e criei uma conta de acesso para cada turma. As próprias crianças digitaram usuário e senha, acessaram o documento, editaram e salvaram! Deu um enorme trabalho, mas valeu muito a pena. As informações apareciam e sumiam todas ao mesmo tempo no mesmo documento! Foi muito divertido.



 
Entregamos a agendinha na reunião de pais do 2º bimestre. A devolutiva foi muito positiva! Recebemos relatos de que os pais também utilizaram a agendinha quando havia dúvidas sobre assuntos relacionados a escola, tais como passeios e festinhas, ou mesmo para combinarem um fim de semana divertido entre seus filhos.


8. RG: essa atividade foi uma gracinha! Cada um produziu no PowerPoint, seu próprio RG de brincadeira. Foi um contato muito significativo com o nome completo dos pais e o próprio, a data de nascimento e a naturalidade. Criei um número fictício para o RG e o CPF. Por fim, o momento da impressão digital e da assinatura foi um momento único! 





O RG foi entregue na reunião de pais do 3º bimestre. Uma mãe nos relatou que a filha estava ansiosa pelo documento, pois poderia votar! Por ser ano de eleições para presidente, deputado e etc, muito se falou, em propagandas, sobre a importância de um documento com foto para votar. Em casa as crianças falaram sobre o RG e alguns pais não acreditaram dizendo aos filhos que o RG só poderia ser tirado no poupa-tempo. Isso é verdade, mas nós estávamos fazendo o nosso RG de brincadeirinha e aprendendo muito com ele!!!



No Response to "Alfabetizando no 1º semestre"

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "